2009-10-09

O mercado para jovens e a busca pelo 'emprego perfeito' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/10/2009, sobre a busca do emprego perfeito.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O mercado para jovens e a busca pelo 'emprego perfeito'

acerte na mosca
"Eu me formei no ano passado e estou completando 10 meses de buscas infrutíferas por um bom emprego", escreve um ouvinte. "Nessa maratona, ouvi algumas propostas, mas todas elas ficaram aquém daquilo que eu almejo. Estou sendo otimista demais?"

Não sei se demais, mas está sendo bastante otimista.

Existem duas maneiras de analisarmos estatísticas de emprego. A primeira é a do percentual de desempregados, que mostra o lado negativo do mercado de trabalho. Ela revela que 15% dos jovens que estão procurando emprego, não encontram.

A segunda maneira é ver o mesmo índice, só que pelo lado positivo. De cada 20 jovens que procuram emprego, 17 encontram. Mas quantos desses 17 encontram exatamente o emprego que têm em mente? Uma vaga na área de formação, numa ótima empresa que oferece um bom salário, bom ambiente de trabalho e oportunidades de carreira.

Talvez, se tanto, 2. Os outros 15 decidem aceitar um emprego, que mesmo não sendo ideal, permitirá que o jovem se candidate, mais adiante, a outro emprego, mais adequado a sua formação e a suas ambições.

O nosso ouvinte almeja acertar logo na primeira tentativa. Ele está em busca do emprego perfeito. Como empregos assim não aparecem todos os dias, no dia que aparece um, a fila de candidatos qualificados começa na portaria da empresa e termina no município vizinho.

Nosso ouvinte tem duas opções: reduzir as expectativas ou continuar na busca do emprego perfeito. A segunda opção, muito provavelmente, fará com que ele permaneça desempregado, enquanto outros jovens irão se inserir no mercado de trabalho e ganhar uma importante experiência.

Mas eu entendo o que nosso ouvinte está buscando. Eu também sonhei, um dia, em conseguir o emprego perfeito. Eu imaginava que a entrevista seria mais ou menos assim:

Eu diria: - Estou aqui para a vaga de auxiliar do sub-chefe.

E o entrevistador responderia: - Mas o que é isso, temos uma vaga muito melhor, de gerente!

- Gerente? Mas eu não tenho estudo.

- Estudo, pra que estudo? O que importa é a experiência.

- Mas eu também não tenho experiência.

- Mas terá, você aprenderá tudo rapidinho. Qual é a sua pretensão salarial?

- Sei lá, tipo assim, uns 700 reais?

- Que é isso, meu jovem! Pense grande, vamos começar com 8 mil reais.

- Uau! E quais serão as minhas obrigações?

- Aqui ninguém é obrigado a nada. Você faz o que acha que deve fazer.

- Mas e seu eu não for bem? Porque sinceramente, eu não entendo nada de nada.

- Bom, aí você será rapidamente promovido a diretor.


Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

CintiaYamane disse...

bom, provavelmente esse ouvinte ai, morava com os papais, e não tinha a menor pressa de pagar as proprias contas u_u, ou seja, tinha tempo sobrando pra avaliar e reavaliar propostas...