2009-09-07

Como uma aplicação de longo prazo, networking requer tempo e paciência - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/09/2009, sobre como uma pessoa tímida deve se comportar em reuniões onde se pode fazer um bom networking.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como uma aplicação de longo prazo, networking requer tempo e paciência

urso tímido
Consulta de uma ouvinte tímida. Ela tem 22 anos e escreve o seguinte: "Eu sei da importância do networking, mas sou muito tímida. Participo de muitos seminários e tenho a chance de travar contatos com profissionais que poderiam ser interessantes para minha carreira. Mas não sei como abordar gente que eu não conheço. Eu fico num canto, só esperando que alguém venha conversar comigo, mas isso raramente acontece. E quando acontece, me dá aquele branco típico da timidez e eu fico sem saber o que falar. Como posso superar essa deficiência?"

Começando pelo lado bom, empresas apreciam pessoas tímidas, porque normalmente elas são ótimas funcionárias. O duro para um tímido é conseguir entrar numa empresa. Mas a nossa ouvinte já tomou uma iniciativa importante, ao participar de seminários.

E ela talvez não perceba, mas sendo tímida a nossa ouvinte leva uma vantagem sobre uma figura muito comum em seminários: o ansioso. Aquele que diz "muito prazer" e já vai estendendo um currículo. Ou então o ansioso começa a contar a sua história, sem tomar fôlego e sem perguntar se a outra pessoa está interessada em ouví-la. O resultado é que a pessoa abordada normalmente dá uma desculpa qualquer e foge para o outro lado da sala.

A abordagem correta e que agrada a quem é tímido, é começar a conversa deixando a outra pessoa fale dela mesma. Após se apresentar e pedir desculpas pelo incômodo, o tímido pode perguntar como a outra pessoa optou pelo curso que ela fez, ou como conseguiu o primeiro emprego.

Seminários estão repletos de pessoas que gostam de falar sobre si mesmas. E são poucas as pessoas que estão ali para ouvir as histórias alheias, principalmente histórias tristes, de mão única. Tudo o que a nossa tímida ouvinte precisa fazer é perguntar, ouvir, e ao final da conversa, pedir o email.

No dia seguinte, ela pode escrever a todos com que manteve contato, agradecendo a atenção e a gentileza. A maioria talvez nem responda, mas dois ou três responderão. Também é bom ter em mente que essas respostas não irão gerar um emprego de imediato. Antes de colher os frutos, será preciso cultivar o relacionamento. O networking é como uma aplicação de longo prazo, que é requer tempo e paciência, para render bons dividendos.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

CintiaYamane disse...

puxa vida, eu nao tenho quase network, devia ter saido mais durante a facul, eu axo, viajado mais.. e tudo mais >_<

Gestão de Escritórios disse...

Prezado Colega,

Parabenizo-o pelas postagens, disseminaçao de conhecimento e referências técnicas em seu blog.

Com muita satisfação o seguerei em busca de maior aprimoramento profissional.

Cordialmente,

Rogério Magno.