2009-08-21

Contra a inveja, autocontrole e dedicação são as melhores armas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/08/2009, com as queixas de uma funcionária que está sendo vítima da inveja de uma colega de trabalho. E ela provavelmente não ouviu o comentário anterior do Max sobre inveja no trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Contra a inveja, autocontrole e dedicação são as melhores armas

envy
"Estou enfurecida e injuriada", escreve uma ouvinte enfurecida e injuriada. "Tenho uma colega de trabalho que é invejosa. Ela fica falando mal de mim pelas costas, tentando denegir a minha imagem. Se você estivesse em meu lugar, o que você faria?"

Se eu estivesse em seu lugar, eu pensaria: Oh céus! Com tanta coisa que um ser humano poderia fazer para ocupar melhor o tempo e o cérebro, como por exemplo, entender a importância da camada de ozônio para a sobrevivência do planeta, ou promover uma passeata de protesto contra os escândalos do Senado, ou trabalhar como voluntária numa campanha de vacinação, por que essa pessoa foi escolher justamente a mim para atormentar? Que mal eu fiz para merecer tamanho desatino?

Em seguida, eu passaria um bom tempo conjecturando uma longa série de soluções impraticáveis, dentre elas, estrangulamento e atropelamento.

Finalmente, ao perceber que minha raiva está aumentando e o problema não está diminuindo, eu pensaria: Por que essa pessoa tem inveja de mim? Por que com tantos colegas mais invejáveis para invejar, ela apontou as baterias justamente contra mim? Foi alguma coisa que eu disse? Terá sido alguma atitude que tomei?

E eu concluiria, com meus botões e meus zíperes, que não. É mesmo uma inveja gratuita e desprovida de qualquer sentido.

Logo, estou incomodando porque estou fazendo alguma coisa producente, que esta minha colega gostaria de fazer, mas não sabe ou não pode. Portanto, eu não tenho um problema em ser invejada. Ela é que tem um problema em me invejar.

Aí, eu tomaria calmamente uma xícara de café, olharia para essa colega e pensaria: Coitadinha, tão jovem e já tão atormentada. E pior, já incorrendo ostensivamente no pecado capital número 6.

E por fim, eu visualizaria essa pessoa daqui a 20 anos, sozinha, sem amor e sem ninguém que a console nos momentos de aflição. Enquanto eu, que sou uma pessoa que todos apreciam, estarei curtindo a minha vida em paz.

Findo este reconfortante exercício de futurologia, eu voltaria a exercitar o meu autocontrole e a me dedicar apenas a meu trabalho. Porque, noves fora, é para isso que a empresa está me pagando.

Max Gehringer, para CBN.

5 comentários:

disse...

Ha ha ha...

Muito bom. Tem gente que num tem noção nenhuma. Inveja é bom quando faz a gente crescer, quando é uma motivação pra gente melhorar. Mas a inveja pela inveja, que faz mal, não tem nem justificativa.

Bjo

Ju ♥ disse...

tem hora q não dá e sentar a mão no pé da orelha resolve melhor q qualquer autocontrole.
bjs

CintiaYamane disse...

huhuhu.. oia so a foto que ele ilustra no post do max.. XD

Ana P. disse...

Eu demorei pra aprender essa parte: "é para isso que a empresa está me pagando".

Gente invejosa tem bastante lá no meu trampo. Não entendo bem pq, mas vou vivendo a vida, a vida me levando...

Anônimo disse...

as pessoas tem que tomar cuidado com invejosos, porque eles sempre denigem sua imagem para ver se tirá qualquer vantagem de voçê. pricipalmente se voçê ter um carro ou uma casa, estes ficam querendo te sabotar, inventam calunias,para te tirar de tempo, para te desorientar,com o proposito de comprar seu imovel barrato. cuidado deve ser tomado se voçê ter um visinho deste. se ele te atacar não fique de braços cruzados,caso contrario ele(a) vai querer te destruir. nem que sejá por causa de uma miseras migalhas.