2009-06-24

Encare sua carreira como as multas de trânsito - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/06/2009, sobre como rápidas mudanças de emprego, em diversas empresas, podem afetar a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/**********************************************************************************

Encare sua carreira como as multas de trânsito

multa velocidade
"Estou no meu atual emprego faz apenas 40 dias", escreve uma ouvinte. "É uma boa empresa e nada tenho a reclamar. Acontece que recebi uma proposta de outra empresa, melhor em todos os sentidos. Se eu aceitar e mudar de emprego, como isso poderá afetar a minha carreira?"

Bom, se a proposta que você recebeu for mesmo muito melhor em termos de salário, ambiente de trabalho e oportunidades de desenvolvimento, peça demissão e mude. Embora a sua empresa atual não vá gostar e você eventualmente tenha que ouvir alguns impropérios na saída, recusar uma proposta que não se repetirá tão cedo, faria você chegar todos os dias ao trabalho se remoendo por não ter aceito. E aí, você passaria a ver em sua atual empresa, defeitos que ela não tem.

O que me preocupa em sua mensagem é a pergunta sobre como essa mudança poderá afetar a sua carreira. A pergunta me dá a impressão de que após mudar, você continuará procurando opções para mudar novamente. Se for isso, não tenha dúvidas: a partir da terceira mudança em curto prazo, você só irá encontrar portas fechadas. Você passaria a ser vista como alguém que só quer ficar num emprego provisoriamente, até encontrar coisa melhor, e não como uma profissional em busca de uma empresa na qual possa construir uma carreira em médio e longo prazo.

Por isso, encare a sua situação, neste momento, mais ou menos como você encara as multas de trânsito. Se você for apanhada em velocidade excessiva uma vez, perde pontos. Se for apanhada várias vezes em pouco tempo, perderá a carteira.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Achei dygna a metáfora. Mas eu nunca sofri desse problema de carreira e blá.

Não se aplica mto a mim.