2009-04-16

Quando a qualidade da universidade deixa a desejar - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/04/2009, sobre o que dizer em uma entrevista para um estágio, quando a sua faculdade não é lá essas coisas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

Quando a qualidade da universidade deixa a desejar

faculdade caneta tinteiro
Uma consulta muito pertinente e que certamente vai interessar a muitos jovens. Escreve um jovem ouvinte preocupado: "Estou procurando estágio, mas me deparei com um problema. Uma das perguntas que os recrutadores sempre me fazem é sobre a minha faculdade. E eu estudo em uma faculdade sem muito prestígio, mas isso nem é o pior. O pior mesmo é que meus professores não demonstram muito interesse nas aulas. Parece que eles ensinam o mínimo que podem, só para fazer jus ao salário no fim do mês.

Por tudo isso, eu fico gelado quando o recrutador começa a me fazer perguntas sobre as minhas atividades escolares. E no fim da entrevista, eu sempre acabo perdendo a chance de ser contratado. Existe alguma resposta conveniente para a minha situação?"


Sem dúvida. Você poderia responder que sua faculdade pode não ser a mais renomada do mercado, mas que você supera essa deficiência com outras atividades. Por exemplo: você é membro da empresa júnior da faculdade, o que lhe permite apresentar projetos para empresas e começar a formar um bom círculo de relacionamentos. Se a sua faculdade não tem uma empresa júnior, você mesmo pode começar uma e associá-la à entidade nacional.

Você pode também dizer que dá aulas gratuitas para crianças carentes em uma ONG perto da sua residência. E pode dizer que se os professores não fazem questão de que os trabalhos dados em classes sejam bem feitos, nem por isso você se limita a dar os comandos de copiar e colar num site da Internet. Você pesquisa em livros e bibliotecas porque está fazendo um trabalho para o seu aprendizado e não para impressionar os professores. Além disso, você pode dizer que nunca perdeu uma aula, porque sabe que o índice de absenteísmo zero é muito importante para as empresas.

Evidentemente, falar é mais fácil do que fazer. E eu confesso que não tomei essas iniciativas quando era estudante. Talvez por falta de alguém que me abrisse os olhos para a importância de enxergar a faculdade como uma aprendizado que vai muito além das horas passadas na sala de aula.

O nosso jovem ouvinte não precisa dar desculpas para o recrutador. Ele precisa demonstrar, com exemplos práticos, que será um bom estagiário, independente da qualidade da escola em que ele estuda. O fato da escola não ser a melhor do mercado de ensino não significa que seus formandos não possam ser os melhores profissionais do mercado de trabalho.

Max Gehringer, para CBN.

5 comentários:

Anônimo disse...

estava pensando aqui com meu teclado na minha faculdade...

Certa vez fizemos um projeto sobre Global warming.
Passamos mais de dois meses falando e pesquisando sobre o tema.
Falavamos bobagens, pesquisavamos por contra própria...a maioria fazia o 'copiar colar' do google sem nem mesmo ler a matéria.

Apresentávamos depois em sala...tinha brincadeiras...joguinhos pro pessoal se 'animar' a participar.

Depois montaram, todos os anos do curso, uma espécie de 'exposição' sobre o trabalho.
No dia, teve uma festa do curso de Geografia (cujos professores deram palestras na nossa exposição sobre como cuidar do planeta)
o pessoal de geografia montou barracas pra vender comida.
nas cozinhas, um só latão pra colocarem restos de alimentos, guardanapos de papel, garrafas de plástico...enfim, o lixo.
E o pessoal do meu curso andava pela festa jogando os copos descartáveis pelo chão...

Enfim, nem tem muita a ver com o teor do texto, mas o título do post me lembrou dessa passagem...

bjo
Atrê

Ana P. disse...

Eu queria pedir pra publicar esse texto aí no Sado... tudo bem???

Pq eu ouvi esse comentário hoje de manhã e pensei "caralho, tomara que o Andarilho goste desse comentário, pra evitar de eu ter que fazer a transcrição!"

HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHUAHAUHUAHUA!

Preguiça master... mas eu ouvindo o GuériGuéri de manhã e pensando nisso me fez rir... deixa, vai???

:)

Andarilho disse...

Ana, na verdade vc deveria pedir permissão pro Max, não pra mim, huahuahua.

Mas pode dar ctrl+c e ctrl+v ai. Já achei várias transcrições que eu fiz (algumas com erro até) em outros sites, sem nem mesmo um linkzinho... ¬¬

disse...

Eu concordo em gênero, número e grau!!!

Bjo

CintiaYamane disse...

tirando o renome, a uel ta na mesma, professor folgado, estrutura pessima, aluno mais folgado ainda XD...

mas hoje em dia eu vi q em entrevistas, o nome da facu nem tem contado muito... bom, pelo menos na minha área (criação)