2009-04-12

Filme: Presságio

Se alguém me perguntar sobre o que é o filme Presságio (no original, Knowing), nova empreitada de Nicolas Cage, eu poderia responder muitas coisas. E todas elas seriam verdadeiras.

filme presságio poster
Presságio começa com uma vertente de mistério, um ar até sobrenatural, quando o personagem de Nicolas Cage, através de seu filho, acaba descobrindo um papel, colocado numa cápsula do tempo, contendo diversos números. (Pra quem não sabe, uma cápsula do tempo é um brincadeira em que coloca-se objetos num recipiente para ser aberto alguns anos no futuro, nada a ver com o McFly e o DeLorean.)

Nicolas Cage, nosso herói, acaba descobrindo que aqueles números referem-se a datas de diversas tragédias, todas com muitas mortes, da humanidade nos últimos 50 anos. E mais, algumas dessas predições ainda não aconteceram. E agora, o que fazer?

Vemos nascer um pequeno embate entre o determinismo que diz que tudo está escrito, com um propósito, e o pensamento de que tudo são coincidências, um mero acaso das circunstâncias. Isso entremeado pelo drama pessoal do personagem, que é um professor/cientista que recentemente perdeu a mulher.

Logo esse toque dramático dá lugar (mas não é totalmente descartado) a algumas cenas de ação, de tirar o fôlego. E o mistério sobrenatural pouco a pouco se encaminha para um desfecho de ficção científica.

filme presságio
Apesar de ter gostado do filme, não dá pra negar seus defeitos. Algumas situações são forçadas demais, especialmente depois de vermos o final do filme. E elas estão lá no roteiro apenas para criar um clima, que no final, acaba sendo descartado.

Nicolas Cage continua com a sua cara de cachorro pidão, mas como o resto do elenco, está muito bom (destaque especial para as crianças).

Enfim, Presságio é um filme legal, que vale a pena ser visto (eu nem percebi direito as duas horas de filme, o que sempre é um bom sinal). Mas o título original, Knowing (Saber) ainda é melhor (apesar de não ter um apelo comercial tão bom por aqui).

Trailer legendado (eu não aconselho a ver o trailer, mas a escolha é sua):



Para saber mais: crítica do Omelete e crítica do Pipoca Combo.

4 comentários:

Ana P. disse...

Segui seu conselho e não vi o trailer. Aqui. Porque eu já vi em algum lugar e não gostei.

Mas se você diz que é bom, eu acredito.

I-Pixel disse...

Sinceramente?
Estou me mordendo para não ver o trailer como você disse. xD

Mas já estou planejando assistir o filme. =P

Mari disse...

Se você acha que isso tem a ver com ficção científica provavelmente não conferiu o rodapé da figura encontrada no quarto... O filme é muito bom e muito sutil na sua mensagem, eu recomendo.

Andarilho disse...

Er... aliens não seria ficção científica?