2009-04-23

As críticas ao antigo emprego em entrevistas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/04/2009, sobre o que não dizer sobre a sua antiga empresa em uma entrevista para um novo emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

As críticas ao antigo emprego em entrevistas

crítica
Uma consulta sobre entrevista. "Tenho 26 anos", diz uma ouvinte, "e estou trabalhando há 2 anos em uma organização do ramo financeiro. Mas, pensando em minha carreira, fiz uma entrevista em outra empresa do mesmo setor, para uma vaga que eu queria muito.

Eu estava indo bem até o entrevistador me perguntar que motivos eu teria para deixar o meu emprego atual. Eu fui sincera e relatei as coisas que me desagradam em minha atual empresa, dentre elas, a falta de informações, a inexistência de um plano de carreira, e uma certa tendência dos gestores a acomodação. Imaginei que esses fatores seriam auto-explicativos, mas o entrevistador deve ter pensado o contrário, e começou a me pedir exemplos práticos do meu dia a dia. Por algum motivo, que não sei explicar, daí em diante a entrevista foi esfriando e eu acabei perdendo a vaga. O que eu fiz de errado?"


Você cometeu um dos enganos mais comuns em entrevistas: o de criticar a empresa anterior, ou no seu caso, a empresa atual.

Quando você atribui uma situação que não lhe agrada a terceiros, sejam eles colegas ou chefes, o entrevistador não tem como averiguar se o problema está realmente nos outros ou em você mesma. Por isso o entrevistador adota a linha da desconfiança. Ele parte do princípio de que o sistema pode não ser tão ruim como você está dizendo. E que o verdadeiro problema é que você tem dificuldade para se enquadrar no sistema.

As perguntas que ele fez sobre o seu dia a dia, ao contrário do que parece, têm pouco a ver com sua empresa atual. E muito a ver com as situações que você encontraria na nova empresa. Muito provavelmente, a conversa esfriou porque o entrevistador sentiu que você poderia ter no novo emprego, reações negativas parecidas com as que você tem no emprego atual.

A melhor resposta seria a de que você está disposta a mudar porque enxerga muito mais oportunidades na nova empresa. E não que está insatisfeita. Ou seja, você quer trocar o bom pelo melhor. A resposta que você deu pode ter passado ao entrevistador a impressão, mesmo que incorreta, de que você quer trocar o ruim por qualquer coisa.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

Ana P. disse...

Lá na Caixa quando a gente vai mudar de setor eles perguntam coisas do naipe, pq vc quer mudar e blá blé blí. E o segredo é justamente esse, não falar mal, mas dizer que vc precisa de oportunidades diferentes, conhecer novas estratégias de trabalho, blá blá blá.

Quando na verdade todo mundo sabe que ou vc quer um salário maior, ou [como eu] fugir de gerentes filhos da puta!

Sardinha Mestre disse...

Sempre igual a Ana P.

-Aqui eu vejo mais oportunidades.
-Sempre quis aprender isso.
-Vocês são fodas, quero estar aqui.
-Amo vocês.

Mas a verdade é: meu patrão é um fdp e o salário não paga a gasolina.

disse...

E eu acrescento mais uma coisa aí no comentário de Max Gehringer, cada empresa que c trabalha acrescenta um pouco mais no seu conhecimento e no aperfeiçoamento profissional, meso que não seja exatamente o que você quer.

Bjo

CintiaYamane disse...

principalmente se depois vc descobre que o dono da antiga empres é amigo ou parente do da nova.. XD