2009-03-08

Filme: Watchmen

Acabei de voltar do cinema, onde assisti Watchmen, a adaptação para o cinema da revolucionária HQ de Alan Moore e Dave Gibbons.

watchmen poster
A história se passa numa década de 80 de um universo paralelo ao nosso. A diferença é que neste universo, heróis humanos, sem poderes, começaram a aparecer pelas ruas, combatendo o crime. Até que surge um único ser sobre-humano, o Dr. Manhattan, capaz de manipular a matéria e outras coisas mais, praticamente um semideus.

Nesse mundo, estamos ainda em guerra fria. Estados Unidos e União Soviética aceleram cada vez mais a corrida armamentista nuclear e só a existência do Dr. Manhattan, pelo lado americano, pende a balança, impedindo que uma guerra aconteça. É neste cenário que a trama de Watchmen se passa.

watchmen coruja
Pra quem já conhecia a HQ, o filme é bom. Não o achei espetacular, mas vale o ingresso. Claro que os fãs mais hardcore vão reclamar das adaptações, especialmente o desaparecimento de algumas subtramas e as mudanças em alguns pontos.

Para mim, que reli a HQ especialmente pra ver o filme (a primeira vez que eu li foi há 10 anos atrás), dois pontos me irritaram. O primeiro, que nem é tão importante assim pra trama, mas é uma parte que eu adoro, é a mudança na parte em que Rorschach lida com o sequestrador da menina.

watchmen rorschach
Pode não ser tão significante pra trama, mas na revista a solução dada por Rorschach é bem melhor. E o segundo ponto, é o final, que claro, não vou dar spoilers. Mas de qualquer maneira, não gostei dessas adaptações.

Agora, pra quem nunca leu as revistas... Watchmen tem um sério problema: ele é complexo. Ser complexo não é exatamente um problema, mas pra um filme que pelos trailers foi vendido ao público como mais um filme matador de ação, eu não tenho muitas esperanças que a renda vai ser esmagadora. Porque o público típico é burro e tem preguiça de pensar. Me desculpem, mas isso é verdade.

Como a intrincada trama de Watchmen foi fielmente transposta para as telonas (mesmo descontando-se as adaptações), não duvido que muitos que aguentem as mais de duas horas e meia de filme não saiam meio perdidos do filme. Isso se não sairem antes, como aconteceu com um rapaz sentado ao meu lado.

watchmen
Em suma, se puder, leia os quadrinhos de Watchmen antes de ver o filme. A HQ, apesar de claramente datada, não deixa de ser excelente. Um clássico. Infelizmente, não posso dizer o mesmo do filme. Quem sabe a versão do diretor (que dizem, vai vir com praticamente uma hora a mais de filme) não mude a minha opinião.

Trailer:


Para saber mais:
- Especial do Omelete sobre Watchmen
- Watchmen, os quadrinhos, avaliado no Pipoca Combo
- Duas críticas do filme no Pipoca Combo: a primeira, que eu gostei mais, e a segunda.

10 comentários:

Lomyne disse...

O tio, me empresta os quadrilhos??? Se não vou ter que ver pantera cor-de-rosa 2, olha o nível...

Andarilho disse...

A minha versão de dez anos atrás, da Abril, deve tá perdida no monte de caixas que tem lá na casa dos meus pais.

Agora, se você quiser, eu te passo os scans ;)

Andarilho disse...

Pra quem quiser, coloquei os scans no rapidshare (tem um limite de 10 downloads, então só os 10 primeiros vão conseguir):

http://rapidshare.com/files/207021188/AbrilWatchmen.rar.html

Ana P. disse...

Estou baixando, então só os próximos 9 vão conseguir... AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHAU!!!

De qualquer forma, vou baixar só pra ver se essa história me interessa. Pq sei lá, surgem mtos filmes baseados em HQ's, que eu NUNCA ouvi falar.

Sou uma pessoa desinformada? Ou isso é só pq eu sou mocinha mesmo???

Andarilho disse...

Deve ser porque vc não é nerd, hauauhau.

Perdido disse...

A Ana vai baixar, mas nem vai ler, só pra deixar alguem sem mesmo.

Ainda não sei se quero ver esse filme. Filmes de super heróis não devem ser "cabeça"...

Andarilho disse...

Bem, Watchmen nunca foi um 'super-herói' normal...

Perdido disse...

Vi o filme! Incrivel, identico ao Gibi (exceto as diferenças que você apontou - também achei que a solução do Rorschach na hq foi melhor e o final, bom, achei que não mudou tanto assim a "idéia").

Ah, os dois ultimos links ali no para saber mais estão iguais =D

Andarilho disse...

Valeu por avisar, já consertei.

Script-br disse...

Vou ver os quadrinhos só pela "cooleza" do carinha do chapéu, voz sinistra legal :D