2009-03-09

Filme: Quem Quer Ser Um Milionário?

Assisti o filme Quem Quer Ser Um Milionário? (Slumdog Millionaire no original) semana retrasada, e desde então, venho enrolando para fazer um post sobre ele. Isso aconteceu porque eu não sabia exatamente como fazer este post. Não que eu não tivesse uma opinião formada, mas eu não sabia como falar. E admito que ainda não sei, mas vai assim mesmo.

slumdog millionaire cartaz
Antes de mais nada, um aviso: se você ainda não viu o filme e pretende assisti-lo, não leia o resto deste post, não leia nenhuma resenha do filme e se possível, não veja o trailer. Acredite em mim, é melhor assim (rimou!).

Ganhador de 8 Oscars, na minha opinião bem merecidos, Quem Quer Ser Um Milionário? se passa na Índia. Não a da novela, mas uma Índia pobre e miserável, que nada deve às nossas 'belas e pitorescas' favelas. Nesse cenário, encontramos Jamal Malik, um jovem que está prestes a ganhar uma fortuna num programa de TV, em que basta acertar a resposta para perguntas sobre assuntos aleatórios, um Show do Milhão (ainda lembram do seu Silvio?) indiano.

slumdog millionaire jamal
O problema é que Jamal está longe de ter tido qualquer tipo de instrução mais formal na vida. Então, como é que ele chegou até onde está, a apenas uma pergunta do prêmio máximo? A resposta você verá no filme, mas eu antecipo um pouco ela, sem dar spoilers, claro. A resposta é a própria vida de Jamal.

slumdog millionaire jamal
O filme é uma fábula. Não se deixem enganar, por trás das imagens de pobreza (que muitos dizem lembrar Cidade de Deus, mas eu não achei) e de uma superficial crítica social, se esconde uma verdadeira fábula, um pequeno conto de fadas sem elementos fantásticos, a não ser a própria história.

Posso dizer que há muito tempo não assistia um filme como Quem Quer Ser Um Milionário?. Ao terminar a sessão, eu fiquei até acabarem os créditos, não por esperar alguma imagem final, mas para recuperar a respiração. Porque o final do filme me deixou sem ar. Realmente emocionado.

slumdog millionaire latika
E claro, fui embora pra casa carregando dentro de mim um sorriso enorme, por ter assistido o filme. (Coisa rara eu sair sorrindo do cinema, quando isso acontece, é porque o filme é EXCELENTE!)

slumdog millionaire
E se o Érico Borgo do Omelete teve vontade de bater palmas na sala do cinema para O Lutador, mas se conteve, eu fiz o mesmo em relação a Slumdog Millionaire (eu prefiro o título original). Mas aqui no blog, eu bato palmas e de pé!

Trailer do filme (aconselho a não assistir o trailer se ainda não viu o filme, mas a decisão e sua!):


3 comentários:

Ana P. disse...

Eu AMEEEEEEEIIIIIIII o filme.

E não saberia dizer de forma melhor do que a que você escolheu.

Foda. Já pensou em ser crítico, colega? Tipo, eu gosto das suas resenhas, tá...

Andarilho disse...

Ah, o meu sonho era ser crítico de cinema, passar o dia inteiro vendo filmes e falar que tava trabalhando, hauhauauha.

Perdido disse...

O filme é legalzinho.

Aquela última pergunta foi muito "destino" pra mim ¬¬'