2009-03-22

Filme: Dúvida

E o último filme visto neste fim de semana, no cinema (sim, em casa eu vi outros), foi Dúvida (ou no original em inglês, Doubt).

Dúvida poster filme
O filme conta o embate entre o padre Brendan Flynn (Philip Seymour Hoffman) e a freira Aloysius Beauvier (Meryl Streep). O motivo é a certeza cega da freira de que entre o padre e o primeiro aluno negro na escola (o filme se passa nos anos 60), aconteceu 'algo inapropriado', um eufemismo para abuso sexual.

A dúvida do título pode ser vista de várias formas: será que realmente algo aconteceu? Por qual razão a freira de Streep tem tanta certeza de que algo aconteceu, mesmo sem provas?

A atuação de todos os atores no filme é digna de nota, inclusive tendo várias indicações ao Oscar 2009. Infelizmente não ganhou nenhum, mas em se tratando do Oscar de melhor atriz, pra mim foi injusto, pois se compararmos apenas os filmes indicados, Kate Winslet não deveria ter ganho por O Leitor (se fosse indicada por Foi Apenas Um Sonho, aí sim, ela mereceria).

Dúvida Meryl Streep Philip Seymour Hoffman
Apesar das boas atuações, talvez o filme não agrade a todos. O seu ritmo teatral (afinal, ele foi adaptado de uma peça) e o desfecho sem uma conclusão factual forte pode deixar alguns incomodados.

Enfim, não é um filme para uma ampla platéia, talvez seja considerado algo mais 'cult'. Quanto a mim, eu gostei do filme. Apesar das certezas e dúvidas que já permeiam a minha vida, foram quase duas horas de outras dúvidas e certezas que valeram a pena.

Para saber mais: crítica do Omelete e do Pipoca Combo.

Trailer de Dúvida: (Dica final: se você não gostou do trailer, não vá ver o filme.)


6 comentários:

Ana P. disse...

Eu não vi o vídeo agora [to na correria pra ir pra facu], mas já tinha visto o trailer e lido uma resenha, e sim, fiquei com vontade de ver.

Agora, para tudo e chama a NASA: "o seu ritmo teatral e o desfecho sem uma conclusão factual forte pode deixar alguns incomodados"...

TEM CERTEZA QUE VC NÃO É CRÍTICO PROFISSIONAL???? EU NUM ENTENDI PORRA NENHUMA DO QUE VC QUIS DIZER AÍ!!!!

huahuahauhuahuahauhauhauhauhauhauhauhuahuahua!!!

Andarilho disse...

Ritmo teatral: poucos cenários, sem grandes firulas de câmera, mais focado nos personagens e nos diálogos. Esse é o ritmo do teatro.

Conclusão factual forte: a conclusão não apresenta fatos, apenas provas circunstanciais, deixando a pergunta sem resposta. Mais ou menos como no caso de Dom Casmurro.

Ana P. disse...

Entendi. Obrigado por traduzir para o ignorantês! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Anônimo disse...

Eu vi e adorei o filme! muito...

e sua crítica é perfeita.

na saída do cinema, vi uma menina dizer: "que filme horroroso!"..

rs rs rs

eu pensei, será que ela viu o mesmo filme que eu? :)

besos

Andarilho disse...

Foi a última crítica do fim de semana e eu já estava cansado de ficar escrevendo... Eu acho que poderia ter ficado melhor. =P

I-Pixel disse...

Wow! Gostei do trailer! *_*
Espero ter ânimo para dar uma procurada pelo filme. É... não é culpa do filme, mas algo se passa... minha preguiça mental ultimamente, rs.