2009-03-19

Citações sobre o amor e o tempo

"A idade não nos protege do amor. Mas o amor, até certo ponto, nos protege da idade."

No original: "Age does not protect you from love. But love, to some extent, protects you from age."

Esta frase, de Jeanne Moreau me fez pensar sobre amores e o tempo, tanto dos amantes quanto o do relógio.

É verdade que a idade não nos protege do amor. Em alguns casos, talvez a idade traga o medo de amar. E, com esse medo, tentamos nos proteger do amor, nos esquivar dele, dribá-lo ou apenas fugir. Mas, se você tiver azar (ou sorte, quem sabe?), o amor, esse ligeiro perseguidor, vai te encontrar. E então, de nada vai adiantar a sua idade, porque vai sentir o mesmo frio na barriga, as mesmas mãos suando, o mesmo olhar fugidio que é atraído pelo seu objeto de amor.

Mas será mesmo que o amor nos protege, mesmo um pouco, da idade? Para essa pergunta, não sei a resposta. Talvez o amor correspondido, aquele amor nascendo, aquela paixão surgindo, realmente faça algum efeito. Porque a pessoa nesse estado fica diferente. Como disse um colega do trabalho, a pessoa fica brilhando. Então, talvez seja verdade.

O que eu sei com certeza, por experiência própria, é que o amor não correspondido não só não protege da idade, como a ajuda. Estou me sentindo um velho acabado e carcomido pelo tempo. Provavelmente isso é passageiro, mas não deixa de ajudar o tique taque do relógio. Coincidência ou não, tenho mais cabelos brancos aparecendo ultimamente.

casal idosos
Outra coisa que essa frase me fez pensar foi sobre a idade. Entre as duas pessoas. Até que ponto a diferença de idade entre duas pessoas importa ou influencia? Também não tenho resposta pra isso. O que eu sei ao certo é que não existe um limite pra idade da pessoa pela qual você se apaixona ou ama.

Já disse antes, que nesta vida até agora me apaixonei por apenas duas mulheres (e que as levarei no meu olhar enquanto viver). A primeira era dois anos mais nova do que eu. A segunda, 14 anos mais velha. Não existe regra quanto a idade... E se você acha que existe, quebre-as. Algumas regras foram feitas para serem quebradas.

E a última coisa que aquela citação me fez pensar foi sobre quanto tempo um coração machucado demora pra se curar. Quanto tempo leva pra que a dor suma? Também não sei. Só sei que se o corte se cura, sempre sobra uma cicatriz.

E pra terminar este post, outra citação, de Gary Jennings (Figura do Frases Ilustradas):

amor e tempo (Clique para aumentar)

"Amor e tempo, estas são as duas únicas coisas em todo mundo e em toda a vida que não podem ser compradas, apenas consumidas."

No original: "Love and time-those are the only two things in all the world and all of life that cannot be bought, but only spent."

Porque hoje eu até tenho tempo, mas não amor. E sem isso, não tem graça.

7 comentários:

Ana P. disse...

Eu sei que sinto saudade da sensação do amor.

E... caralho, toda vez que vc se atreve a escrever sobre, eu fico sem saber o que dizer. Bah.

Perdido disse...

Eu matei o amor hoje! Boa noite.

Andarilho disse...

@Ana, se você não sabe o que dizer, só passa pra dar um oi. ;)

@Perdido, se você matou uma parte de si mesmo, eu entendo. Eu mesmo vivo tentando fazer isso, mas o dito cujo é resistente.

Agora, se vc matou alguma mulher, vc é um assassino! =P

CintiaYamane disse...

espero que o amor que eu tenho acompanhe o tempo que passar junto comigo.. Até pq é meio complicado, vc conviver tanto tempo com um amor e axar que se um dia não der certo, vá ser fácil esquecer...

essa frase que vc escreveu "talvez a idade traga o medo de amar. E, com esse medo, tentamos nos proteger do amor, nos esquivar dele, dribá-lo ou apenas fugir", me fez lembrar daquela musica la.. "standing outside the fire" =P

Anônimo disse...

Andarilho não dá para se proteger do amor, ele chega sem avisar e ai não interessa a idade voltamos a ser crianças. Ainda bem porque é uma sensação maravilhosa AMAR, faz bem em todos os sentidos, aliás aguça todos os sentidos rsss
Então " O que pode o Homem se não amar..."
Espero que você continue sempre amando muito e claro sendo muito amado porque sem retribuição é muito masoquismo rsss

Beijos

Nina disse...

Lendo aleatoriamente uns post no seu blog, cheguei a esse, pouco mais de um ano depois...

E aí, passou? Fiquei curiosa...

Bj

Andarilho disse...

Como tudo nesta vida, passou.