2009-01-10

Como conseguir aumento - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/01/2009, com a grande dica de como conseguir um aumento: conseguir uma proposta melhor de outra empresa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/******************************************************************************

Como conseguir aumento?

aumento salario
"Quero saber como faço para conseguir um aumento", pergunta com retumbante clareza, o nosso ouvinte Mauro.

É o seguinte, caro Mauro. Em sua esmagadora maioria, os pedidos individuais de aumento são negados. Porque quem pede, sempre tem um bom motivo para pedir, mas nunca consegue convencer a empresa de que ela tem um bom motivo para dar.

E isso ocorre por uma razão muito simples: quem está de olho num aumento enxerga a empresa como a solução do problema, e não como parte interessada no problema. Aqui vão cinco exemplos de boas razões para exigir um aumento:

Primeiro: meus colegas de outras empresas ganham mais do que eu.

Segundo: já faz quatro anos que eu não recebo aumento.

Terceiro: meu cheque especial está estourando todos os meses.

Quarto: minhas despesas aumentaram muito.

Quinto: pessoas que entraram na empresa bem depois de mim, estão ganhando mais do que eu.

Esses são motivos razoáveis? Claro que são. Porém, são todos motivos unilaterais. Analisando friamente, a empresa não tem nada a ver com nenhum deles.

Por isso, 8 de cada 10 aumentos são concedidos quando a empresa se torna parte integrante do problema. Ou seja, quando o bom empregado recebe uma proposta melhor.

Aí, a empresa teria que contratar um substituto. E isso gera custos. Ela teria que treinar o substituto. Mais um custo. Durante algum tempo, o substituto teria uma produtividade menor. Outro custo. E finalmente, se o substituto não der certo, todo o processo teria que recomeçar. Um tremendo custo.

Portanto, o mais razoável para uma empresa é fazer uma contra-proposta e segurar o funcionário. O melhor caminho para conseguir um aumento, Mauro, é passar o mico para a empresa.

Mas, e se o funcionário não conseguir uma proposta melhor? Aí, infelizmente, ele continua com o mico.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

Ana P. disse...

Aonde eu trabalho, a melhor forma de conseguir um aumento é fazendo greve.

Hahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!

Andarilho disse...

Idem.

CintiaYamane disse...

as duas vezes que pedi aumento, eu consegui.... um aumento super pekenininho, mas se eu nao tivesse pedido nada de aumento ate agora, estaria ganhando bem menos...

o arugmento numero 1 eu usei.. XD entre outros, é claro..