2009-01-06

As quatro fases da carreira profissional - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/01/2009, sobre as quatro fases da carreira profissional.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/******************************************************************************

As quatro fases da carreira profissional

senhor dos aneis level up fases
Uma carreira profissional tem 4 fases. Para quem quiser avaliar se está à frente ou atrás da fase em que deveria estar, aqui vão elas:

A primeira fase vai dos 18 aos 25 anos: é a fase do aprendizado.

Durante esse período, um jovem tem a impressão de que ganha menos do que deveria estar ganhando, e que recebe menos oportunidades do que deveria receber. É verdade. Na fase do aprendizado, a diferença entre o que o jovem ganha e o que deveria estar ganhando, é o que ele paga para aprender.

A segunda fase vai dos 26 aos 34 anos: é a fase da coragem.

O profissional já aprendeu todas as coisas básicas essenciais e sai procurando opções. Ou na empresa ou fora dela. Essa é a fase das grandes mudanças: de empresa, de cidade, de país ou de galáxia. Logo, um jovem de 26 anos, que ainda está procurando uma vaga de estagiário, já ficou para trás. Ele está na fase do aprendizado quando deveria estar na fase da coragem.

A terceira fase vai dos 35 aos 45 anos: é a fase da colheita.

Nesses 10 anos, ocorrem as promoções para cargos melhores e o salário dá um belo salto. Como medida, o salário de alguém com 40 anos deveria ser, no mínimo, 10 vezes maior do que era aos 20 anos.

Dos 46 anos em diante, vem a fase da inércia.

O funil das boas oportunidades fica mais estreito. E poucos passarão por ele. Quem tem mais de 46 anos, evidentemente acredita que tem a mesma energia que tinha aos 25, além de ter mais experiência. É verdade, mas o mercado de trabalho é meio cruel e não reconhece isso. Na fase da inércia, começa a busca pela estabilidade.

Por isso, quando um profissional pergunta: "o que está acontecendo comigo?", a resposta quase sempre é: você deixou uma fase da carreira passar sem aproveitar. Para recuperar o tempo perdido, você terá que saltar uma fase inteira. Não é fácil, mas é possível.

Na vida profissional, nada é impossível. Só vai ficando complicado na medida em que o tempo passa.

Max Gehringer, para CBN.

8 comentários:

Ana P. disse...

Considerando que eu comecei a faculdade que eu efetivamente queria aos 24 anos, e que eu ainda trabalho em setor público, eu teria apenas ESSE ANO para: pedir demissão, arrumar um estágio, para que no ano que vem eu já seja efetivada, e então daqui três anos esteja ganhando por volta de cinco vezes do que eu supostamente estaria ganhando este ano.

Como diria a Crital, Max Guériguéri meu cu!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

Sifudê, véio... isso é coisa que se diga a alguém que ainda NÃO ESTÁ PRONTA pra pedir demissão??? caraio!

Sou uma looser ou o que???

Ana P. disse...

Troque Crital por Cristal.

Tava com pressa, não sei do que, afinal, ainda não vou dormir.... ¬¬

Andarilho disse...

Huahuahuah, vc e a Cristal estão ficando muito revoltadas com o Max. Eu acho melhor vcs pararem de ler esses posts, hauhauhuaa.

Ana P. disse...

Meu, eu até gosto, mas eu fico chateada [muito mais comigo do que com ele] quando eu vejo esses trem de idade para ter sucesso na vida!

Quem disse que eu não posso ser uma jornalista de respeito aos cinquenta anos????

Poxa vida... fico chateada!!!

[e desmotivada, PERCEBA!]

Andarilho disse...

Bem, perceba que o que o Max fala em geral encaixa muito bem no mundo corporativo, na área administrativa da coisa.

E jornalista não é exatamente dessa área.

É só ver os bons jornalistas por aí, a maioria já é bem anciã, pelo menos os que eu admiro, hauhauhauha.

Ana P. disse...

Anciã é foda... HAUHUAHUAHUAHAUHAUHUA!!!

Isso quer dizer o que, que na minha juventude eu não conseguirei alcançar o sucesso profissional???

AH, MAS QUE CARALHOS!

Foda-se, eu vou ter 26, 27 anos E VOU SER ESTAGIÁRIA, SIIIIIIIIIIM!!!

E com orgulho... e sem dinheiro! ahuahuahuahuahuahuahua!

Andarilho disse...

O topo, provavelmente não.

Jornalista é uma profissão que se embasa muito na credibilidade. E credibilidade, leva tempo, muito tempo, pra construir.

Ana P. disse...

Não confia em mim???


POR FAVOR, NÃO RESPONDA!!! AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!!