2008-11-19

O dilema entre o frango e o casamento - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/11/2008, sobre o dilema de um estudante: o que fazer, um MBA, uma pós, um mestrado, um curso no exterior ou uma quinta opção?

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**************************************************************

O dilema entre o frango e o casamento

Uma consulta de um jovem cheio de boas dúvidas. Ele escreve: "No final deste ano vou me formar em Economia. Antes de me aventurar no mercado de trabalho, pretendo expandir meus horizontes. Avaliei as opções e encontrei quatro caminhos possíveis, sendo que todos eles me atraem: um MBA em Gestão Estratégica de negócios, uma pós-graduação em Tecnologia da Informação, um mestrado ou um período de um ano no exterior, para adquirir fluência no idioma inglês. Das quatro, qual você me sugere?"

Eu sugiro a quinta. Vamos começar relembrando o consagrado compositor Lucio Cardim, autor de uma música cujo grande dilema era o seguinte: não sei se caso ou se compro um frango. Depois de uma série de versos, em que Lucio Cardim expõe os prós e os contras de cada alternativa, e só vai aumentando o tamanho da dúvida, ele conclui que a única maneira de se livrar do problema seria casar com o frango.

Para que você não fique preso apenas opções que poderão frear a sua caminhada profissional, ao invés de acelerá-la, minha sugestão é que você consiga rapidamente um emprego. Em um ano, você entenderá as diferenças entre o aprendizado acadêmico e a vida prática em uma empresa. Você irá se deparar com pessoas que apreciarão você e outras que tentarão puxar o seu tapete. Poderá ter um chefe que irá incentivá-lo ou um chefe desinteressado em seu futuro. Poderá receber trabalhos importantes ou tarefas que lhe parecerão absolutamente inúteis. Irá passar por situações de tensão e pressão, que nenhuma escola proporciona.

Em resumo, experimentará as alegrias e as frustrações que todo empregado tem. Mas esse primeiro ano lhe permitirá ver e viver a vida corporativa como ela é, e não como os textos didáticos dizem que ela deveria ser.

Nesse momento, a melhor maneira de você expandir seus horizontes é exatamente aquela que você excluiu de sua lista: aventurando-se no mercado de trabalho. O resto pode vir depois, e com uma vantagem: já não haverá mais o dilmea entre o frango e ocasamento. A experiência prática que você terá adquirido irá lhe mostrar qual será a opção de curso mais indicada.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Me senti tão inutilmente inútil lendo isso...