2008-08-22

Modelo de gestão sincero - by Max Gehringer

Transcrição dos comentários do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/08/2008.

Áudio original disponível no site da CBN.

Modelo de gestão sincero

Uma consulta sobre qual pena vale mais. Diz um ouvinte:

"Trabalho em uma empresa que oferece uma cenoura do tamanho de uma jaca. Dependendo dos meus resultados, posso ganhar em um ano, o que não ganharia em 5 anos em qualquer outra empresa. Mas tamanha recompensa tem lá o seu preço. Há semanas em que vejo a minha família. Normalmente, falo com meus filhos uma vez por dia, por telefone, porque saio de casa de manhã, antes que eles acordem, e chego de noite, quando eles já estão dormindo.

Quando tiro férias, o que só dá para fazer em períodos picados de 10 dias, a recomendação que recebo é para nunca desligar o celular. Porque alguém pode precisar falar urgente comigo, e eu preciso estar disponível. E sempre tem alguém que liga mesmo. Além disso, existe uma forte concorrência interna, que não só é aceita, como é incentivada. E cada bom resultado vem imediatamente acompanhado de uma pressão para que o próximo resultado seja muito melhor.

Estou vivendo um período de muitas dúvidas, o que eu ganho vale muito a pena. E o que eu estou perdendo, não vale a pena. O que fazer?"


O nosso ouvinte trabalha numa empresa cujo modelo de gestão pode ser chamado de sincero. Há várias empresas assim no Brasil, e todas elas são muito admiradas pelo mercado em geral, e pelos acionistas, em particular. Além disso, a fila a candidatos a estágio em empresas assim, é interminável. E quem entra numa empresa dessas, sabe exatamente o que irá encontrar pela frente.

Portanto, em nenhum momento, nosso ouvinte foi enganado. Foi ele quem decidiu que o dinheiro valia mais a pena que o resto, e que a vida familiar seria a sua segunda prioridade. Se ele agora tomar a decisão inversa, a de priorizar a família, pelo menos ele terá uma vantagem: quem trabalha alguns anos numa empresa como a que ele trabalha, depois passa o restante da carreira achando que qualquer trabalho é tranquilo, e qualquer pressão é suportável.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não quer trabalhar com pressão? Arrume outra coisa então, não é?

Pressão faz parte dos melhores cargos. E se é disputado, é porque oferece sua recompensas.

Imagine se fosse um esportista reclamando que tem que acordar cedo, dormir tarde e praticar muito, muito mesmo, para poder ganhar uma medalha nas olímpiadas. Não seria a mesma linha de raciocínio?