2008-08-06

Batman - O Cavaleiro das Trevas

Fim de semana passado, a minha ida ao cinema teria sido horrível (fui ver Arquivo-X: Eu Quero Acreditar e A Múmia: A Tumba do Imperador Dragão), se não fosse salva graças a este filme, que considero O MELHOR já feito do Batman, e até mais, O MELHOR filme baseado em um quadrinho: Batman, O Cavaleiro das Trevas, ou The Dark Knight. (Em segundo lugar, quase empatando, vem Homem-Aranha 2.)


O primeiro filme dessa nova encarnação do cavaleiro das trevas de Gothan, Batman Begins, foi bom, mas na minha opinião ele sofreu do que eu chamo de "síndrome do primeiro filme", que é a obrigação de não só contar a origem do herói, como estabelecer quem ele é, e claro, as premissas que fazem dele único e que serão seguidas nos próximos filmes.

Essa "síndrome do primeiro filme" pode ser claramente vista nas franquias X-Men e Homem-Aranha. Reparem que os segundos filmes são bem melhores, uma vez que a apresentação dos personagens já havia sido feita nos primeiros filmes.

Voltando ao Batman, O Cavaleiro das Trevas...

Acho que a crítica do Omelete já disse quase tudo o que eu queria dizer...


Uma coisa que eu tenho que comentar: a partir de agora, se alguém falar de Coringa no cinema, eu posso até perguntar: "Jack quem?" Sim, porque o Coringa de Jack Nicholson está para o Coringa de Heath Leadger como um escoteiro está para um fuzileiro naval. Resumidamente, não seria exagero indicar Heath Ledger para um Oscar póstumo.



SPOILERS - SE NÃO ASSISTIU AO FILME AINDA, E NÃO QUER SABER DA HISTÓRIA, NÃO LEIA!!!



Outra coisa que eu adorei nesse filme foi a inserção do Duas Caras, o promotor Harvey Dent. Quem não tem muita noção do universo do Batman pode não aproveitar toda a história, toda a construção desse personagem, que ficou muito boa.

Além disso, o visual do Duas Caras ficou excelente. Assustador, real, bruto e tomado pela dualidade, o "vilão" teve na verdade pouco espaço como vilão, e uma vida curta, mas matá-lo no final foi a melhor solução em termos de história (e continuidade num próximo filme).

E o último ponto que eu vou falar aqui é sobre a Maggie Gyllenhaal, que faz o papel de Rachel Dawes, interesse romântico do Bruce Wayne (e que foi interpretada no Batman Begins pela Katie Holmes).


Apesar de ter um sobrenome chato pra caramba de ficar digitando, eu acho a Maggie Gyllenhaal absolutamente linda. Desde a primeira vez que eu a vi, no filme Stranger Than Fiction (ou Mais Estranho que a Ficção).

O que eu mais achei chato neste filme do Batman é que a Maggie morre, e portanto não tem possibilidade de aparecer num possível próximo filme... Claro que a morte dela não é gratuita, ela tem um peso e uma necessidade para a continuidade da história. Mas droga, ela morre... Bem, nem tudo é perfeito.



E pra terminar o post, citação da conclusão da crítica do Omelete: "Batman - O Cavaleiro das Trevas não é perfeito. Ele tem um defeito enorme: vai ser difícil fazer algo melhor para o personagem." Concordo plenamente!

/*************************************************************

P.S. Na hora de escrever o post, fiquei na dúvida se era Curinga ou Coringa. Acontece que a tradução correta para Joker seria Curinga, mas a editora na época preferiu usar Coringa, como está explicado neste post do Nababu.

2 comentários:

disse...

Não vi o filme ainda, mas tô doida pra ver só por causa do Coringa!!!

E quanto às Olimpíadas eu adoro, principalmente porque tem muitos esportes que eu amo e que não tem visibilidade nenhuma em outro momento que não seja o olímpico, como o salto ornamental e a ginástica rítmica.

Pena que eu num vou poder ver.

Bjo

Perdido disse...

Como eu li não sei aonde, a Rachel ficou mais gostosa e melhor atriz nesse filme!

Se bem que eu adoro a Katie... XD