2008-08-03

Arquivo X - Eu quero acreditar

Eu queria acreditar. Queria acreditar que um segundo filme de Arquivo X seria bom. Mas todas as minhas crenças foram enterradas em cerca de uma hora e meia de exibição.

Arquivo X - Eu quero acreditar é um filme sem sal. Em termos de paranormal ou sobrenatural ou meramente esquisito, o filme não mostra quase nada. Também não aborda praticamente nada da mitologia da série original.


O filme também não tem ação, e no quesito suspense é fraco. O mistério é fraco, e a partir de um certo ponto, previsível. Não que isso faça alguma diferença, porque a partir do meio do filme, o que você mais espera é que ele acabe.

A única coisa que parece ter sido realmente focada neste filme foi o drama, especialmente da Scully. Ela se divide entre ajudar o parceiro em mais uma de suas investidas na "escuridão", como ela se refere no filme (que convenhamos, qualquer luz de vela dá um jeito) e o drama do paciente que cuida, indo até contra dogmas da igreja que segue. Nenhum desses aspectos, entretanto, é muito aprofundado.

O filme segue um tempo mais ou menos real, ou seja, já se passaram um bom bocado de anos desde o final da série. Mulder está aposentado, e pelo que parece, passa os dias não fazendo nada. Scully, por outro lado, retomou sua carreira médica. Ambos são levados de volta para o FBI quando uma agente desaparece, e a única pista é um ex-padre pedófilo que afirma ter visões sobre o paradeiro da agente. E é isso. Acreditem, não tem absolutamente mais NADA além do que a sinopse entrega. Nada de mistérios paranormais, nada de conspirações governamentais. Nada que uma boa equipe de CSI não resolveria.

A crítica do Omelete foi muito generosa, na minha opinião, dando 4 "ovos" para o filme, dizendo que os não-fãs não iriam "extrair qualquer coisa" do filme. Eu digo que mesmo fãs, como eu, não extraíram nada do filme.

Talvez o filme sirva para aqueles ultra-mega-fãs, aqueles X-ers de carteirinha, aqueles que na época da série tinham clubes e distribuíam "distintivos do FBI" como comprovante de afiliação do clube.


Sim, porque o único mérito de Arquivo X: Eu quero acreditar é matar um pouco da saudade do Mulder, da Scully e do carecão Skinner. E em uma época que temos DVDs completos de toda série, só essa saudade é pouca coisa pra justificar se fazer um filme. E pior, pagar uma nota pra assisti-lo no cinema.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seus mantras da porpetinha voltaram..rs...

só porque você pediu! :)


beijo, boa semana!

|Renata_Emy| disse...

Me decepcionei muuuuito com o filme!
Eu como eXcer esperava muito mais...
Pena ao quadrado!