2008-07-03

Dez características de um profissional com baixa auto-estima - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer, este do dia 02/07/2008, sobre características de um trabalhador com baixa estima.

Áudio original disponível no site da CBN.

Dez características de um profissional com baixa auto-estima

O mercado de trabalho está cheio de exemplos de pessoas que possuem capacidade e competência para ir longe na carreira. Mas, por vários motivos, as boas oportunidades sempre acabam caindo no colo de outros colegas, menos brilhantes. Um desses motivos, e possivelmente o mais frequente, é a baixa auto-estima. Ou, em outras palavras, a pessoa sabe que tem potencial, mas não consegue demonstrar.

Vou relacionar 10 características de uma pessoa com baixa auto-estima no trabalho:

1. Sempre demonstra certo receio antes de aceitar trabalhos e projetos que nunca executou antes.

2. Frustra-se fácil e exageradamente quando alguma coisa não sai como deveria.

3. Necessita constantemente de reconhecimento e elogios.

4. Ao apresentar uma idéia, vai perdendo o pique na medida em que os ouvintes fazem questionamentos, como se as perguntas fossem uma demonstração de desconfiança, e não uma tentativa de melhor entendimento.

5. Fica excessivamente ansiosa quando se depara com obstáculos que na realidade têm pouca importância.

6. Critica constantemente os outros, mas tem dificuldade para ouvir as críticas alheias, que entende como perseguição.

7. Pensa constantemente em mudar de emprego, porque em outra empresa as coisas poderão ser diferentes.

8. Acredita que o isolamento é a melhor forma de evitar problemas.

9. Tem uma tendência a enxergar o lado negativo de qualquer situação.

10. Pior de todas: sente-se impotente para agir e reagir, como se a solução dependesse dos outros, e não dela.

Quem tem baixa auto-estima costuma investir em cursos, como se diplomas pudessem compensar a falta de confiança. Um psicólogo ajudaria muito mais e custaria bem menos. O único problema: pessoas com baixa auto-estima raramente acreditam que um psicólogo poderá ajudá-las.

Esse é o desafio que precisa ser superado: aceitar que necessita de ajuda.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

Dois cigarros e um café. disse...

Ótimo artigo, acho que eu estava messssmo precisando lê-lo.... tenho que aumentar a minha auto estima djá!

Beijundas ^^

Lomyne disse...

Ixi, eu tenho uns probleminhas...

Clara Gomes disse...

nossa... EU sou essa pessoa!
socorro!

Andarilho disse...

Eu tb.