2008-03-15

Essa é para quem estiver precisando cortar despesas

Ontem foi tão atribulado (eufemismo pra "foda") no serviço, que além de não postar nada (e pra compensar, hoje já foram 6 posts, tirando esse aqui), eu acabei transcrevendo um comentário da CBN, mas não publicando no blog.

Não é do Max Gehringer, desta vez é do Mauro Halfeld, que fala sobre economia e principalmente, finanças pessoais. Esse comentário foi de ontem (dia 14/03/2008), e está disponível via podcast no site da CBN.

Transcrevi ele porque achei bem legal. Aí vai:

Essa é para quem estiver precisando cortar despesas

É, pra quem estiver precisando cortar despesas, hoje eu vou ler uma mensagem de que um ouvinte me enviou no cbndinheiro-arroba-cbn-ponto-com-ponto-br.

"Eu ouvi sua coluna com a solicitação de uma senhora que gostaria de economizar pra aplicar na bolsa de valores. Eu resolvi então lhe contar a minha experiência. Comecei meus cortes de custo colocando uma calha e captando a água de chuva numa caixa de 5 mil litros, que passei então para usar para lavar roupas, calçada, carros, etc.

Coloquei também lâmpadas econômicas, comecei trocando uma por mês, até trocar tudo. Com a economia, eu financiei e paguei parcelado a energia solar e praticamente abandonei o chuveiro elétrico. Comprei um ferro de passar roupas a gás de cozinha, e um butijão dá pra quase 8 meses nesse ferro.

Com toda essa economia, consegui parcelar o gás para o carro e passei a economizar 300 reais por mês. No ano, foram quase 4 mil reais que eu apliquei na bolsa de valores e que rendeu muito bem. Fui aos poucos tirando o principal, e agora o que eu aplico já é fruto do que ganhei. Mas não é por isso que eu vou descuidar. Faço reciclagem de lixo e produzo sabão com o resto de óleo de frituras.

Meu próximo investimento vai ser a aquisição de um gerador eólico pra casa. Assim como não tenho conta de água e esgoto, quero no médio a longo prazo, me livrar também da conta de energia elétrica, assim como praticamente me livrei da conta de combustível. Na telefonia, eu estou usando o VOIP. Enfim, uso tudo o que a tecnologia põe a meu dispor, pra economizar meu bolso e o planeta."

Muito bem! Que ouvinte mais dedicado, não é mesmo? Dá vontade de sair cortando despesas a toda hora.

Enquanto você pensa ai numa maneira de ajudar o seu bolso, não deixe de aproveitar este final de semana.

Mauro Halfeld, para CBN.

Nenhum comentário: