2008-03-24

Aquarius Fresh, H2OH! e outras "águas"

A essa altura do campeonato você já deve ter visto a propaganda da Aquarius Fresh e a dança da Mariazinha. Se não lembra, é aquela propaganda que toca a musiquinha "Age of Aquarius, age of aquarius" e que aparece uma animação com várias bonequinhas, as "mariazinhas", dançando todas alegres, quando a "Maria de verdade", toma a bebida.

Pois é, tanto essa Aquarius Fresh quanto a sua concorrente direta mais pesada, a H2OH! (na verdade, é a Aquarius que é concorrente da H2OH!, como retratado nessa matéria: H2OH surpreende mercado e Coca-cola lança concorrente), são vendidas como "águas saborizadas".

(Água? Não, refrigerante.)

Na verdade, as fórmulas de tais produtos são muito mais próximas dos REFRIGERANTES do que de simplesmente águas saborizadas. Vejamos o exemplo da Aquarius Fresh, da Coca-cola, na própria página oficial. Olhem os ingredientes:

INGREDIENTES da Aquarius Fresh
Água gaseificada, aroma idêntico ao natural, conservadores sorbato de potássio e Benzoato de sódio, edulcorantes Artificiais: aspartame (21mg) e acesulfame de potássio (5mg) por 100ml, acidulante ácido cítrico, seqüestrante EDTA e cálcio dissódico. Contém 2,5% de suco de limão. Contém FELILALANINA.


Bem, eu não sou nutricionista, então recorrendo ao mestre do Universo, o Grande G pra decifrar os componentes:

- Sorbato de potássio: CONSERVANTE.

- Benzoato de sódio: CONSERVANTE. Inclusive usado na Coca Zero:

Ingredientes da Coca Zero: Água gaseificada, extrato de noz de cola, cafeína, aroma natural, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico, conservador benzoato de sódio, regulador de acidez citrato de sódio e os seguintes edulcorantes artificiais: ciclamato de sódio 24mg/100ml, acessulfame de potássio 15mg/100 ml e aspartame 12mg/100ml.


E tenha certeza que a Aquarius Fresh não tem corantes, porque ela é transparente XD.

Pra que toda a ladainha até agora? Simples, só pra reforçar que o que é vendido como água saborizada nada mais é que refrigerante. Não tenho nada contra refrigerantes, eu inclusivo bebo alguns, e também não tenho nada contra esses refrigerantes mais leves, como a Aquarius Fresh e a H2OH! (eu inclusive bebo e gosto da Aquarius). Mas o que não dá é ser enganado, e beber esses refrigerantes achando que você vai estar bebendo uma coisa totalmente NATURAL!!

(Natural mesmo é agua ou um suquinho natural, como o nome diz.)

Na boa, a única diferença entre a Aquarius Fresh de limão (é essa que eu bebo) e uma Sprite é a quantidade de gás, bem maior na Sprite.

Talvez a Aquarius regular possa ser classificada como água saborizada (já que praticamente tem só água e uns sais mineirais).

Um adendo: a entrada da Wikipedia sobre águas saborizadas tem uma pequena incorreção, quando critica que a ANVISA classifica as águas saborizadas incorretamente como refrigerantes. Na verdade, a classificação é mais que correta, como o caso da Aquarius Fresh acima demonstra. Infelizmente não consegui mudar a entrada lá, que parece ter sido escrita por um marketeiro da indústria de bebidas. =P

Bem, todo esse post foi na verdade motivado pela leitura dessa matéria no Diário Catarinense: Parece, mas não é - Com aspecto parecido à água, as bebidas com sabores têm composição semelhante à dos refrigerantes.

Vou colocar só o trecho inicial da reportagem aqui (destaque por minha conta):

No mercado, elas costumam passar longe da seção de refrigerantes e estão dispostas bem ao lado das águas minerais. Elas têm, inclusive, um jeitão de água e, às vezes, água até no nome. Sucesso de vendas, as bebidas com sabores como limão e laranja, gaseificadas ou não, agradam ao paladar de muita gente. Na hora da compra, a denominação "bebida saborizada" contribui para a falta de definição.

Afinal, a que categoria pertencem as bebidas surgidas recentemente no mercado brasileiro, responsáveis por um "boom" nas vendas do setor? A resposta da nutricionista clínica Camila Passold, de Blumenau, é direta: as bebidas estão muito mais para refrigerantes do que para água.

- A gente vê que está crescendo a substituição da água por essas bebidas. Nos consultórios, os pacientes dizem "eu não consigo ou não gosto de tomar água, então que bom que tem essa opção". Mas essas bebidas não hidratam - afirma.

Embora a falta de uma denominação clara não incomode tanto quem as consome, é importante saber que o que as distingue de um refrigerante comum é apenas a não- adição de açúcar, já que a maioria das bebidas saborizadas é de baixa caloria e tem adoçante entre os ingredientes.


Repararam na citação que eu destaquei? "eu não consigo ou não gosto de tomar água, então que bom que tem essa opção"

O pobre povo-salsinha, achando que vai levar uma vida mais saudável, acaba tomando gato por lebre. Se bem que um pouco de culpa esses folgados também têm, já que "não gostar ou conseguir tomar água" é o cúmulo dos cúmulos. Depois de uma semana no deserto, quero ver quem não consegue tomar água pura...

De qualquer maneira, sugiro a leitura da matéria completa no link. A matéria continua, discutindo que na verdade, essas bebidas, por conterem alto grau de sódio (leia-se SAL!!!) não matam realmente a sede, além disso ser perigoso para os hipertensos.

Ah, vai me dizer que você não sabia que tinha SAL no refrigerante que você toma? TEM SIM! O Sódio que tem nas informações nutricionais nada mais é do que sal, falando de maneira leiga.

11 comentários:

Anônimo disse...

Pior o cara que acreditou que H2OH é água.

E logo no começo, quando H2OH tinha acabado de ser lançado eu pedia: "você tem H2OH?" os garçons respondiam que sim e traziam água normal. hehehe.

Abraços.

CintiaYamane disse...

eu nao gosto de h2o nem aquarius fresh.. na verdade parece sprite depois de 2 dias aberto.. eu gosto daquele aquarius sem gas com saborzinho de tangerina.. aquele eu gosto de tomar, principalmente depoisde ir pra academia.. pq ainda acho melhor (pra quem nao quer engordar) tomar o aquarius sem gás de tangerina do que um gatorade, que ouvi falar que é muito calorico e é so pra quem malha muito, o que nao é o meu caso..>_<

mas retornando... H2o eu acho meio estranho.. sei la.. salgado..sem aquele tchan... eu achei bacana essa ilustra vetorial do suco de laranja.. muito massa..

disse...

Que coisa! Vivendo e aprendendo... Não sabia que tinha sal no refri. Apesar de que eu num bebo muito não que eu num sou fã de bebidas gaseificadas.

bjo

CintiaYamane disse...

o q eh povo salsinha?

Anônimo disse...

Eu sou da seguinte teoria: tem gás?
Ou é refrigerante ou explode.

Água com gás?
Não vem com essa.
No máximo água mineral pode ser chamada de água o resto é porcaria.
:P

P.S.: odeio água, estou tentando ficar uma semana sem refrigerate :/

Anônimo disse...

paresse que eles tava processano o super mercados que colocasem o aquarius fresh em seçao de agua.
pq eles acha q o aquarius fresh e agua - se fosse agua nao tava escrito na nova embalagem "ESTE PRODUTO NAO E AGUA MINERAL"

Unknown disse...

aquarius fresh de abacaxi com meta
não gostei.gostaria que fosse sem meta seria bem melhor.

Tháaye disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

MEU DEUS!
Como alguém pode odiar água?
Não me entra na cabeça...
É por isso que a população brasileira ta cada dia mais gorda!
Somos feitos de água, se as pessoas bebessem mais, teriam MUITO menos problemas de saúde!
Cada um é um mesmo!!!
H2O, Aquarius, é tudo gostoso. Mas
nada como uma boa água!

Anônimo disse...

A Agua aquarius na Argentina, não tem adoçantes que ao meu ver são um lixo pra saude, e o sabor é natuaral do suco...Sobre o aspartame, ciclamato e etc, ninguém sabe a longo prazo o que isso acarreta no organismo né?! Hoje em dia, até gelatina normal tem adoçante...to achando que é mais barato que açucar!!

Unknown disse...

Onde posso encontrar