2007-12-13

Vaidade, meu pecado favorito

Eu ia deixar nos comentários, mas ia ficar muito grande, então vou transformar em um post.

Comentando o meu post anterior sobre os monges mumificados do Japão, a ciyamane falou:

sabe o que eu pensei? poderia ser tb que eles estivessem com anorexia.. heheheh.. nao comiam muit. secavam , mas mesmo assim se achavam gordos, ai se trancavam com vergonha do corpo para que ninguem os vessem o quão gordos estavam...

Apesar de colocar como piadinha, o comentário tem fundo de verdade, olha só:

"Quem acredita que a anorexia nervosa é um distúrbio dos tempos atuais, em que a magreza é o símbolo da beleza, está enganado. A privação alimentar é um fenômeno muito antigo, do período medieval, que teria origem na mística religiosa. Esta é a base do livro Do Altar às Passarelas - Da anorexia santa à anorexia nervosa (110 páginas, R$20,00), fruto da dissertação de mestrado da psicanalista Cybelle Weinberg, defendida na Faculdade de Medicina da USP em 2004, com a colaboração de seu orientador, o professor Táki Cordás."

Link com a matéria completa: http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=2239

A diferença é que hj o que importa é o status da beleza visual. Antes, era por status religioso.

Mas pra mim, status é status...

(Não queiram deixá-lo nervoso =P)

Como diria John Milton (Al Pacino) em Advogado do Diabo: Vanity, definitely my favorite sin (Vaidade, definitivamente meu pecado favorito)

2 comentários:

CintiaYamane disse...

uia que massa.. pude contribuir com um post! \o/

essas coisas é pelo medo ou preocupação pelo julgamento alheio, já percebeu? não é por satisfação propria... é para ser aceito pelos outros..

Unknown disse...

ai...lá vem minha crise de baixa-estima, eu como demais modeuso!!!