2007-11-30

O importante em uma entrevista é manter o autocontrole para responder qualquer tipo de pergunta

Mais uma transcrição do áudio de um podcast do grande MR. MAX. O áudio você encontra no site do Max na CBN.

O importante em uma entrevista é manter o autocontrole para responder qualquer tipo de pergunta
por Max Gehringer, no ar em 16/11/2007

Hoje vamos responder a 3 dúvidas sobre entrevistas de emprego.

A primeira: "Meu nome é Gorete. Eu tenho 23 anos e participei de uma entrevista na qual o entrevistador perguntou se eu tenho namorado. Isso não é intromissão na vida pessoal?"

Certamente é, Gorete. Mas, por trás da pergunta, há a intenção do entrevistador em saber um pouco mais: se você tem namorado, se pretende casar logo, e se pretende ter filhos. Se você responder "sim", para as três perguntas, e principalmente para a terceira, provavelmente, você será eliminada do processo.

A segunda dúvida: "O meu nome é Sílvia. Um entrevistador me perguntou qual era o maior defeito do meu pai. O que isso tem a ver?"

Olhando pelo lado psicológico, Sílvia, a maneira como você lidava com a autoridade paterna, pode indicar como você lidará com a autoridade de um chefe. Mas eu concordo que essa pergunta é deprimente.

A terceira dúvida: "Meu nome é Mauro. Numa entrevista, me foi perguntado quais eram as coisas que me deixavam infeliz quando era criança. Qual seria a resposta certa?"

Qualquer resposta é correta, Mauro, se for verdadeira. Assim como no caso da ouvinte Sílvia, também no seu caso, o entrevistador está querendo desenterrar alguma frustração no seu passado, para saber se ela pode vir a interferir no seu futuro, ou no seu relacionamento presente com colegas de trabalho.

Além dessas três perguntas, há muitas outras, que parecem não fazer sentido em entrevistas. Sendo que algumas, não fazem mesmo, e são feitas apenas para testar a habilidade do candidato para escapar de perguntas chatas e inoportunas. Por isso, o importante é manter o autocontrole e responder calmamente, sem se alterar.

Essas coisas só acontecem porque há mais candidatos do que vagas, e isso está influindo na criatividade, ou na falta dela, de alguns entrevistadores.

UPDATE:
Outros textos do Max aqui no blog:

Nenhum comentário: